Benefícios da Farinha Integral PDF Print E-mail

 

 

A farinha é um pó desidratado rico em amido, utilizado na alimentação, produto obtido geralmente de cereais moídos, como trigo ou de outras partes vegetais ricas em amido, como a raiz da mandioca.

Denomina-se "integral" se, na sua elaboração, o grão inteiro for moído: a parte interna (endosperma), as cascas (farelo) e o gérmen. Será "refinada" caso sejam retiradas as cascas dos grãos.

Podem existir farinhas de diferente cereais. A mais habitual é a farinha de trigo, elemento imprescindível para a elaboração do pão, macarrão, bolos e mingaus e outros alimentos.

A farinha  integral atualmente comercializado contém pedaços de grãos. Isso faz com que estas farinhas tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, já que estes nutrientes se encontram no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante a moagem da farinha branca.

  • Qual é mais nutritiva?
Ambas farinhas  apresentam vitaminas e outros compostos importantes para a dieta humana. Podemos listar o amido, que funciona como "combustível" para o organismo. A vitamina B1, importante para a nutrição celular, funcionamento dos músculos e sistema nervoso. Vitamina B2, essencial para o crescimento e metabolismo. Vitamina E, que previne as peroxidações e o envelhecimento. Também são ricos em magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Encontramos essas substâncias nos duas farinhas, entretanto, na farinha  integral as quantidades são mais significativas.
  • Qual é a diferença entre farinha integral e farinha branca, e qual delas tem o maior valor nutritivo.
Faça sua própria comparação e veja a grande diferença do valor nutritivo:
1 Libra Farinha branca Farinha Integral
Proteína (g) 47.6 60.3
Gordura (mg) 4.5 9.1
Cálcio (mg 73 186
Ferro(mg) 3.6 15
Tiamina(mg) 0.28 2.49
Riboflavina(mg) 0.21 0.54
Niacina(mg) 4.1 19.7
  • Um engorda menos que o outro?
Se você esta de olho na balança prefira os produtos com farinha integral
Apresentam uma diferença no valor energético, por exemplo uma fatia de 100 gramas do pão branco tem aproximadamente 40 calorias a mais (230 integral x 270 branco). Caso você esteja de olho na balança, alguns fatores podem fazer você decidir comer produtos com farinha  integral: normalmente é mais consistente, implicando em maior esforço de mastigação, durante mais tempo o que, o torna mais saciante e leva a uma menor ingestão de alimentos. Sua riqueza em fibras e amido também o torna mais nutritivo e nos permite passar mais tempo sem a sensação de fome, além de contribuir para uma menor biodisponibilidade dos açúcares e gorduras consumidos simultaneamente, promovendo um menor ganho energético.
Não existem grandes diferenças na digestão dos produtos com farinha branca ou integral..
  • Os produtos com farinha  integral podem regularizar o intestino?
Por conter grande quantidade de fibras, principalmente celulose, tem um importante efeito na regulação do trânsito intestinal, absorvendo água e circulando pelo intestino, o que aumenta o volume de sais e facilita sua eliminação.
  • Existe alguma contra-indicação para o consumo de algum destes pães?
O pão integral não é muito recomendado para crianças. Se ingerido em demasia, devido ao seu elevado teor de fibras, pode perturbar a absorção de cálcio presente em outros alimentos como, por exemplo, o leite. Pelo mesmo motivo, grávidas e mulheres no período de menopausa também devem evitar consumo excessivo deste tipo de pão pois, o fitatos poderão impedir a absorção de cálcio e zinco, entre outros minerais.

FONTE: http://www.saudemais.pt/nutricao/0006/pao.html